O Núcleo Cunha, localizado no extremo norte do Parque Estadual, protege importante remanescente de matas nebulares, a mais de mil metros de altitude, com árvores de grande porte como cedro, peroba, maçaranduba, araucária, canela e ipê. A região abriga bromélias, orquídeas, samambaias, liquens e lianas. Cunha é uma cidadezinha acolhedora do interior de São Paulo conhecida por seus cenários preservados e bucólicos e paisagens de montanhas e florestas a perder de vista. A cidade é também uma das doze estâncias climáticas do estado de São Paulo.
O Sítio Vinhas da Harmonia encontra-se entre montanhas e vales, com várias nascentes, dentre as quais a principal dá origem ao Rio Paraibuna. Há 20 anos, desde o princípio, protegemos esse importante manancial, com valorosa parceria da Serracima Associação de Cultura e Educação Ambiental (https://www.serracima.org.br), transformando antigas pastagens em florestas de espécies nativas hoje totalmente formadas.
Buscamos sempre a sustentabilidade, o manejo das culturas e o trato dos animais. Maximizamos a reciclagem, a compostagem, evitamos queimadas e não utilizamos defensivos agrícolas químicos.
Toda a polinização na propriedade é realizada por nossas laboriosas abelhas, que ainda nos brindam com um mel saudável e livre de poluentes, que nossos hóspedes desfrutam em seus chalés. E foi em nome de nossas queridas abelhas que abolimos venenos e poluentes.